segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Componente de Apoio à Família

A Lei-Quadro (Lei n.º 5/97 de 10 de Fevereiro) consigna os objectivos da educação pré-escolar e prevê que, para além dos períodos específicos para o desenvolvimento das actividades pedagógicas, curriculares ou lectivas, existam actividades de animação e apoio às famílias, de acordo com as necessidades destas (art.12.º).
As actividades de apoio à família integram todos os períodos que estejam para além das 25 horas lectivas e que, de acordo com a lei, sejam definidos com os pais no início do ano lectivo.
Teremos assim, sempre que tal se justifique, as entradas, os almoços, os tempos após as actividades pedagógicas e os períodos de interrupções curriculares, sempre que os pais necessitarem que os seus filhos permaneçam no estabelecimento.
As actividades de animação sócio-educativa têm como grande objectivo o fruir.
Nestas actividades é muito mais importante o grau de envolvimento e satisfação das crianças do que a existência de um produto.
É mais importante o prazer de estar e conviver do que a preocupação com o desenvolvimento e aprendizagem.
A mudança de espaço físico é muitíssimo importante. Se ficarem na sala em que levam a cabo as actividades curriculares, quer as crianças, quer os adultos, serão com muito mais facilidade levados a repetir tudo o que foi feito durante o dia – actividades, modo de estar. Mudar de espaço e materiais (livros, jogos, brinquedos e outros), permite aos profissionais e às crianças estarem mais aptos a recriar uma outra dinâmica.

PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE

 
A educação pré-escolar assume-se como complementar da acção educativa da família e incentiva os pais a participarem no Projecto Educativo do Estabelecimento. Na sua construção devem ser exploradas todas as possibilidades de uma relação mais interactiva com a comunidade, inclusive na utilização dos espaços.
A participação dos pais nas actividades de animação sócio - educativa é indispensável. Só com o apoio dos pais e da comunidade poderemos encontrar formas diversificadas e contextualizadas de dinamizar vazios fins de tarde.
Mas nem sempre são os pais que conseguem participar e apoiar actividades realizadas nos jardins de infância. Foi o que aconteceu no nosso jardim de infância para construir a nossa horta.
Pedimos a colaboração do avô Rijo e ele, de boa vontade, veio ajudar-nos.
Foi uma tarde muito divertida e aprendemos bastante.










Obrigado avô Rijo!!


2 comentários:

Anónimo disse...

Foi com muito gosto que vi aqui o á vontade do avô Rijo em ajudar os meninos a fazerem a sua horta na escolinha. Tanto ele como os meninos estão de Parabéns pois é uma mais valia para todos. Uma vez feita a horta e dada a explicação de como se planta, como se desenvolvem, como crescem e como se colhem agora é só mesmo tratá- la e tirar proveito.
Vamos lá meninos todos a ajudar a VIviana a regar a horta e por fim a jaudar também a comer o que dela plantaram!
Muitos beijinhos
Susana Gueifão

Os Meninos da Quinta disse...

Obrigado Susana. Estamos a tentar gostámos muito de ter cá o avô Rijo, e sempre que queira está convidado. Vamos ver a nossa horta e depois colocaremos as fotos já com as hortaliças todas grandes. Bjs.